Escrever bem é uma tarefa extremamente complexa e que envolve múltiplas capacidades. Por isso, quando se fala em produção de textos, demanda-se um trabalho detalhado e a longo prazo a fim de que os alunos saibam buscar materiais que sirvam de modelo e sejam capazes de olhar para o que escreveram e verificar se está confuso, redundante ou incompleto. E mais: eles precisam revisar e reescrever o material até que ele fique bom o suficiente para ser apreciado e compreendido pelos leitores.
Para alcançar todos esses objetivos, existem diversas situações didáticas que podem ser colocadas em prática. O importante, seja qual for a escolhida, é que os estudantes entrem em contato, desde o primeiro momento, com uma proposta global e semelhante a situações que ocorrem nas atividades de comunicação da vida social. É fundamental também que o docente se concentre na exploração das diversas etapas que compõem a produção (planejamento, textualização, revisão e edição) e que saiba identificar as fragilidades que a turma apresenta para, assim, eliminá-las.
Por isso, a E.E.Geraldo Starling Soares está promovendo à seus professores um Curso sobre PRODUÇÕES DE TEXTO, ministrado pela Professora Ivani Acorinte.
Com isso queremos cada vez mais ver o crescimento de nossos professores e de nossos alunos.
domingo, 3 de junho de 2012
PROPOSTA PEDAGÓGICA "EDUCAR EM TODAS AS DIMENSÕES"
Promover a formação intelectual e pessoal das crianças exige compromisso,seriedade e muita dedicação. Por isso a E.E.Geraldo Starling Soares trabalha com uma proposta pedagógica que alia aos preceitos da filosofia da Escola a busca por um ensino de qualidade, com objetivo de formar cidadãos, dinâmicos, responsáveis, conscientes e com grande senso de solidariedade.
O dinamismo, a abertura e transparência nas relações são marcas de nossa Escola. No cotidiano escolar a escola investe no acompanhamento individual do aluno , no incentivo à busca do novo e na interatividade em sala de aula. Procura provocar nas crianças valores importantes, como o diálogo, a responsabilidade, a autonomia, o respeito, a solidariedade, a auto-estima e a motivação, além de instiga-los a desenvolver o compromisso com a própria aprendizagem e com os estudos constantes.
Os nossos alunos do 1º ao 5º ano, são estimulados a conduzir sua própria aprendizagem, através do estímulo ao espírito investigativo, a busca de informações em fontes variadas e a partilha do conhecimento na sala de aula.
Dessa forma , vivenciam o que estudam e os assuntos se tornam mais significativos.
Assinar:
Postagens (Atom)